DIETA DA ALEGRIA

A vida está aí para todos em igualdade de condições, sem distinção de qulaquer espécie: seja de raça, cor sexo,religião,opinião política ou de outra natureza.
Todos os homens nascem livres e iguais.
E isoo vale para você que está lendo isso no momento!
Portanto, não conspire contra você. Seja seu maior e mais forte aliado.
Não guarde mágoas.Guarde lembranças.
Não chore lembranças. Recorde alegria.
Não viva do passado. Aproveite o presente.
Não fuja do agora. Prepare o amanhã.
Você pode e deve escolher o roteiro da sua vida.
Apague o que já passou e não retorna mais.
Nãom percva tempo com águas que já passaram...
elas não movem moinho!
Refaça seu acervo de lembranças.
As más relegue ao esquecimento.
Às boas dê ainda mais brilho.
Faça a dieta da alegria:
Um sorriso a cada manhã;
Um agradecimento ao final do dia.
( Autor desconhecido)

sexta-feira, 7 de outubro de 2011

ALIMENTAÇÃO

Título do projeto : Alimentação
duração: 4 semanas 
faixa etária das crianças 6 anos

Justificativa: Este projeto busca sondar a qualidade dos alimentos e os hábitos alimentares dos alunos e respectivas famílias.
Dessa forma é possível criar hábitos mais saudáveis e limitar os rotineiros e prejudiciais à saúde.
Trazer aos alunos o ato de observar, degustar diferentes alimentos e identificar seus valores nutricionais.

Objetivo geral : Conscientizar os alunos para os cuidados com a saúde através dos alimentos e como classificá-los.

Objetivos específicos :

  • Identificar vários tipos de alimentos;
  • Desenvolver o conceito de alimentação e saúde;
  • Desenvolver os conceitos de quantidade, cores e formas;
  • Estimular a criatividade, imaginação e a observação;
  • Desenvolver a psicomotricidade e a socialização.

Conteúdos :  Uso da linguagem oral para expressar suas opiniões, idéias e necessidades.
Conhecer, pesquisar sobre o assunto “ Alimentação” e identificar situações concretas sobre o saudável e o não saudável para a saúde.
Participar de jogos e brincadeiras, atividades que envolvam o assunto citado, exercitando a escrita através de registros.
Trabalhar letras, números, escrita, leitura com atividades que abordem o conteúdo do projeto.

Metodologia :
  • Músicas
  • Colagens
  • Receitas
  • Atividades com jornais e revistas
  • Atividades de português
  • Atividades de matemática
  • Jogos
  • Experimentos
  • Pesquisas

Avaliação : Será diária e devidamente registrada através de observações
DICAS DE ATIVIDADES:

Atividades para serem realizadas durante o desenvolvimento do projeto:

– Roda da conversa, inicialmente com a apresentação dos alunos.
Questionar o que os alunos comeram no café da manhã e no almoço.
Na hora do lanche observar com os alunos o que está sendo servido. Na sala de aula elencar o que foi consumido
– Retomar os produtos consumidos no dia anterior e pedir que os alunos copiem as palavras escritas pela professora e fazer a leitura coletiva.
 – Organizar com os alunos uma pesquisa com os pais, sobre o que os alunos comerão no dia seguinte (inclusive : balas, doces, refrigerantes, sucos …)
 – Comparar as pesquisas e quantificar os iguais.
Numa roda da conversa, mostrar para os alunos a importância de se alimentar com produtos naturais ; frutas, legumes e sucos.
 – Usando ainda a pesquisa separar o saudável do não saudável. Os alunos farão o registro da relação
 – O dia será destinado ao “ pão com manteiga”.
Lançar as perguntas ao grupo : De onde vem a manteiga ?
Onde é feito o pão ?
Procurar em jornais e revistas as letras que formam a palavra PADARIA e colar em espaços pré determinados.
– Elaborar um jogo da memória com frutas que serão xerocadas e pintadas pelos alunos.
Recortar e colar em cartolina.
– Deixar que os alunos manuseiem o jogo. Assim trabalhar : a forma das frutas, a cor, tamanho, o nome das mesmas.
– Identificação a primeira letra de nomes próprios ( alunos) com as frutas. Registrar.
– Lançar aos alunos questões que tragam cálculos, como : Tenho dois alunos que querem comer maça, mas só tenho uma maça. O que devo fazer ?
Separa as frutas de acordo com o sabor, frutas com caroço, grande, pequena.
 – Trazer para o grupo os legumes.
O que encontramos na feira livre ?
Comentar a origem dos alimentos, o que trazem de benefícios para nossa saúde ( froça, crescimento, energia,…)
– Recortar e colar num mural alimentos encontrados na feira livre, divididos em frutas, legumes e verduras.
Fazer em sala de aula, com a ajuda dos alunos um “ Cantinho da receita”  fáceis de serem executadas.
– Transcrever receitas : salada de frutas, sucos naturais, vitaminas de frutas.
– Através da música :  “ Feijão, feijão, feijão.,.” comentar na roda da conversa a importância desse alimento, colorir todas as letras F que aparecem na letra da música.
– Recortar de jornais e revistas letras F e colar numa folha.
– Em uma atividade com palitos de sorvete, papel cartão, fazer e colorir rostinhos : maça, feijão, cebola, cenoura,…
– Com os personagens criados, fazer uma história coletiva
– Com a história criada, fazer a dramatização com os personagens.
– Comentar na roda da conversa, se o grupo sabe como nasce o feijão, fazer uma experiência e ver as etapas do crescimento do feijão ( trabalhar : português e matemática com as anotações dos procedimentos)
– Numa atividade de movimentos, dramatizar o nascimento do feijão.
O professor através de uma história, orientará todas as etapas.
– Atividade “ Salada de letras”.
Será dado vários desenhos e seus respectivos nomes, porém com a primeira letra em posição incorreta para que os alunos coloque-as na posição correta.
 – Atividade “ Dividindo minha merenda “
Criar situações que levem os alunos a dividir ( Atividade matemática )
– Com figuras geométricas previamente desenhadas, pedir aos alunos que colem por exemplo : Dentro do círculo um feijão,dentro do triângulo, muitos grãos de arroz e assim sucessivamente.
– Por agrupamento, ligar as frutas ao numeral correspondente.
– Iniciar o fechamento do projeto com um dia de brincadeiras : dança da maça, a mordida na fruta pendurada.
– Exposição dos trabalhos com a presença dos alunos, para explicação dos painéis.




Autor: mapedagogia@ig.com.br - Categoria(s): PROJETOS, educação

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